sábado, 22 de agosto de 2009

ESTOU COM SAUDADES

mar

Estou com saudades de alguém especial. Por este e outros motivos, estou melancólica, carente e um pouco stressada; para distrair-me, resolvi publicar uma coletânea dos meus poemas preferidos sobre o tema.

Justificativa da imagem escolhida: para mim, a saudades vem como ondas; às vezes é leve, doce e agradável; às vezes o turbilhão nos leva para o fundo, nos tira o ar. Saudades é como o mar: profundo, às vezes belo, às vezes aterrorizante.

Eis:

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

by Clarice Lispector

Que saudades!
Como pode alguém sentir saudades do que nunca houve?
Como pode alguém sentir saudades do que nem viveu?
É como estou hoje,
Com saudades!
Morrendo de saudades dos sonhos que criei,
Chorando de saudades das horas que imaginei,
Das histórias que sonhei.
Hoje estou assim,
Querendo que o tempo vá para onde eu quero,
Para onde ele nunca esteve.
Mas a saudade é tanta que me paralisa,
É muita saudade
E nem aconteceu
E nada eu vivi.
Como se pode sentir saudades de uma época que não existiu?
De fantasias e de promessas que nunca se concretizaram?
Por que sentir saudades de um futuro inventado
quando há um presente imenso para se viver?
Mas não se manda no coração.
O coração é pretensioso e quase sempre faz o que quer,
A razão até tenta dominar,
Mas raramente consegue.
E por causa do coração a gente faz um monte de besteira
E fica esperando, esperando…
Esperando que tudo volte a ser como antigamente…
Ou pior,
Que tudo seja como criamos em nossos sonhos mais recorrentes.

by Germana Facundo BJS DA CRIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário